segunda-feira, 19 de março de 2012

AS CARTAS DO BARALHO DAS ELEIÇÕES 2012 EM BARCARENA.



Obscuro e indefinido ainda o futuro político das próximas eleições municipais em barcarena. Só que se saber é o que a população que respira política vem especulando a cerca de possíveis candidatos a prefeito e alguns que já estão definidos.


JOÃO CARLOS DIAS (PP) atual prefeito do município teve um princípio de governo conturbado e, praticamente só conseguiu governar no final de 2010 tem sido um ponto de interrogação, e ainda não deu nenhuma demonstração ou afirmação se vem ou não a reeleição. Neste curto período de governo João Carlos realizou inúmeras obras que eram compromissos de campanha, principalmente na zona rural que estava a muitíssimo tempo abandonados e esquecidos pelo poder público local. Escolas rurais que já não tinham condições de acomodar alunos e professores foram totalmente reformadas, ampliadas e/ou reconstruídas e construídas ganhando infra-estrutura que nunca antes havia, dando conforto, dignidade e auto-estima tantos as comunidades locais quanto a comunidade escolar. Na sede do município também foram realizadas obras significativas, que a população acostumada com o abando e descaso político não imaginavam que seriam cumpridas tais promessas, entre elas a construção conjunto habitacional com 400 casas populares com toda infra-estrutura necessária. O prédio das futuras instalações da Escola Técnica já está com as obras em andamento a algum tempo em frente ao referido conjunto habitacional no bairro Zita Cunha. O atual governo terá que fazer uma ampla, forte e estratégica aliança política em torno de sua candidatutra.

RENATO OGAWA (PR), atual vice-prefeito ainda pré-candidato a prefeito por seu partido, alimenta o sonho de se tornar prefeito do município. Recém filiado e eleito presidente do Partido da República (PR), partido do Dep. Federal Lúcio Vale que foi apoiado pelo vice-prefeito e teve expressiva votação no município. Renato Ogawa fez uma grande fez uma intensa campanha de filiação, conquistando nomes expressivos da política local com forte e real possibilidade de conquistar cadeiras na câmara municipal, fortalecendo sua legenda e seu nome. As apostas do partido está  em torno de Junior Ogawa para vereador. Partidários de Renato afirmam que este está aberto a conversas e que o futuro do mesmo será definido nos próximos meses.

ANTONIO CARLOS VILAÇA (PSC), pouco mais de 600 votos tiraram de suas mãos a prefeitura de barcarena, seus eleitores acreditam que certamente o empresário virá novamente concorrer as eleições. Porém, nada garante que Vilaça irá concorrer. O empresário passou por graves transtornos após as conturbadas eleições, com graves acusações que o levaram até a internação hospitalar abalando sua saúdo. Vamos aguardar para ver.

JOÃO VAZ (PRB), o empresário que apoio a candidatura de Vilaça nas ultimas eleições, foi o candidato a Deputado Estadual mais votado no município de barcarena nas ultimas eleições estaduais. Recentemente se desfiliou do PSB por divergências com o presidente estadual do partido Ademir Andrade e, migrou para o PRB. Vaz, como é conhecido, já foi candidato a prefeito e também alimenta o desejo de se tornar chefe do executivo municipal. Uma pessoa simples, popular e carismática João Vaz é visto por muitos como provável candidato ás próximas eleições.
LUZINE CRAVO (PT), única mulher pré-candidata a prefeitura de barcarena pelo Partido dos Trabalhadores. Luziane vem para quebrar um tabú histórico na política do município que sido marcado pela predominância de candidaturas exclusivamente masculina. Barcarena nunca teve uma administração feminina e esta poder vir a ser o ponta-pé inicial para que a visão política local tome uma nova perspectiva de governo. Haja vista que as mulheres são a maioria entre os eleitores do município, e podem definir os rumos das eleições provocando uma surpresa inesperada. O tempo e as circunstâncias mostraram.

LAURIVAL CUNHA (LAURIVALZINHO OU BARBA), amado por muitos odiado por outros o ex-prefeito tem norteado o sonho e a esperança daqueles que foram privilegiados durante o seu governo e que no decorrer do atual mandato não tiveram os mesmos privilégios. Tanto por parte da cúpula diversos partidos, como também de populares.

DEPUTADA DRA. ANA CUNHA, há quem acredite que ela possa vir a ser candidata no lugar de seu irmão (Laurivalzinho). Porém, muitos acham difícil haja vista a sua ausência do município causando ao munícipes a sensação de abandono e desprezo por parte da deputada. Prova disto é a sua queda vertiginosa nas urnas em barcarena nas ultimas eleições. Além de tudo, também pesa a não conclusão e abandono do Hospital Materno Infantil de vital importância a população.

WLADIMIR COSTA, já foi idolatrado por quase toda a população de barcarena que acreditou na sua promessa que viria candidato a prefeito. Porém, este decepcionou e perdeu credibilidade com grande parte de seus admiradores quando surpreendeu a população apoiando Vilaça, a quem inúmeras vezes fez inúmeras e graves acusações. Há ainda quem supunha que ainda venha candidato em barcarena, acreditamos que, o Deputado Federal Wlad, nunca deixará o poderiu que Brasília o proporciona com influencia política em vários municípios do estado para se limitar em se tornar prefeito de uma única cidade. O deputado demonstrar ter ambições muito maiores para sua carreira política.

AFONSO DIAS (PMN), Ex-Secretário de Administração do atual governo, afirmou em conversa informa que é pré-candidato a Prefeitura de Barcarena por seu partido. O político é conhecido por suas atitudes ousadas e inesperadas, presidente do PMN que  também é partido do vereador Ary Santos o mesmo conseguiu se fortalecer politicamente ao longo dos anos tornando sua legenda expressiva no cenário político.

JAIRO CASTRO (PPS), também apoio Vilaça nas ultimas eleições municipais e, após a árdua e fracassada briga judicial do grupo pela guarda do mandato, correligionários do mesmo afirmavam que a partir de então, este já era pré-candidato a prefeito. 

VEREADOR LUIZ LEÃO (PDT), há quem afirme que o atual presidente da câmara municipal, reeleito para o segundo mandato neste pleito, também seja pré-candidato a prefeitura de barcarena. O vereador tem demonstrado sua capacidade de manobra e articulação política, pois desbancou políticos que sonhavam se tornarem presidentes da casa durante todo este mandato e nunca conseguiram, a exemplo dos vereadores: José Santos e Ary Santos, que se sentem traídos pela atual administração por não terem conseguido o apoio necessário.

ARY SANTOS(PMN), há os que afirmem também que este será vice em uma chapa que terá Vilaça como candidato majoritário. O vereador demonstra ter rompido com a atual administração, e já chegou até a afirmar no plenário da câmara ser oposição a administração municipal.

Tudo indica que esta será a mais cara e rica disputa eleitoral da história de barcarena. E, a mais acirrada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que nas próximas eleições os eleitores barcarenense possam escolher o melhor para nossa querida Barcarena, pois ela merece. E quem vencer venha governar com um único propósito: de trabalhar para um maior engrandecimento de nossa terra. Nivaldo Rodrigues