15/02/2013
Da Redação
Agência Pará de Notícias
A Ferrovia Norte-Sul vai chegar ao Estado do Pará. Mais 500 quilômetros de trilhos foram incluídos no projeto original, no trecho entre Açailândia, no Maranhão, onde terminaria a linha original, e o porto de Vila do Conde, em Barcarena, no nordeste paraense. O secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, afirmou nesta sexta-feira (15) que a obra vai potencializar a economia no Pará, tornando Barcarena um polo ainda mais estratégico para a economia da região.
O primeiro modelo da minuta do contrato de concessão para a construção e
operação da linha férrea foi concluído na quinta-feira (14). O governo
federal deve comprar antecipadamente todo o potencial de carga das
operadoras das ferrovias, a fim de eliminar qualquer risco de prejuízo
para as empresas que forem operar o sistema.
O modelo da minuta, que define as regras do processo de concessão das
ferrovias, é aguardado com ansiedade pela iniciativa privada e pelos
governos dos Estados beneficiados. Esse modelo ainda pode ser mudado em
audiência pública, que será realizada neste ano. Mas isso não mudará a
decisão de trazer a ferrovia até o Pará.
“Nós estivemos, em agosto do ano passado, com a presidente (Dilma
Rousseff), participando do lançamento do Plano Nacional de Ferrovias, em
que este trecho foi incluído por demanda do Estado do Pará. O projeto
vem ao encontro das estratégias de desenvolvimento que o Pará traça para
seu futuro. Estamos muito felizes, porque nos próximos dias sairá a
minuta do edital de concessão para quem pretende construir e explorar
essa ferrovia”, afirmou o secretário.
Logística
- Segundo Sidney Rosa, o Pará tem uma posição estratégica na economia
da Amazônia, que deve ser explorada de forma eficiente e sustentável,
sem, no entanto, deixar de receber os ganhos que devem beneficiar a
população do Estado. “É por isso que nós estamos buscando melhorar, de
todas as formas, a logística do Pará. Não só pela sua posição
geográfica, mas por querermos ter efetivamente melhores condições de
portos, aeroportos, rodovias e ferrovias. A ferrovia, que nós teremos no
futuro próximo, vai alavancar muito a economia dos municípios de Dom
Eliseu, Ulianópolis, Paragominas e Tomé-Açu, até chegar a Barcarena. E
toda a economia do Pará será beneficiada, pois vai se integrar, a partir
desse projeto, à economia nacional e internacional”, afirmou.
O secretário disse ainda que a ferrovia vai passar próximo às áreas de
projetos que estão em andamento, os quais ganharão canais de escoamento
da produção. “A ferrovia deverá passar ao lado de um grandioso projeto
de bauxita e alumina, da Votorantim, no município de Rondon do Pará, bem
ao lado de Dom Eliseu. Deve passar, também, ao lado da Pagrisa, a única
usina de produção de álcool e açúcar no Pará, em Ulianópolis, e de
outros projetos minerais, como a bauxita de Paragominas, além da região
produtora de óleo de palma em Tomé-Açu e Concórdia do Pará. Enfim, a
ferrovia vai dar um ganho de produtividade aos nossos insumos e
produtos”, garantiu Sidney Rosa.
Nesse
momento, o papel fundamental do Estado, frisou o secretário, é orientar o
governo federal para as ações estruturantes que realmente podem
estimular a economia do Pará e de outras regiões da Amazônia,
priorizando o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de
vida da população.
A concessão da
ferrovia deve custar ao governo federal cerca de R$ 4 bilhões, segundo
José Eduardo Castello Branco, ex-presidente da Valec, empresa estatal
que deve promover os leilões de concessão pública das linhas até o final
do ano. Segundo ele, o custo seria maior no início das concessões, já
que depois a estatal vai recuperar o investimento com a revenda às
empresas interessadas em transportar mercadorias ou passageiros.
O edital deve seguir o modelo das rodovias, no qual o governo
estabelece um valor máximo pela carga a ser transportada, e vence quem
apresentar a proposta com menor custo.
Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção
Fone: (91) 3201-3684 / 3772
Site: www.pa.gov.br Email: gabinetesedip@gmail.com
FONTE: http://pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=117622 |